segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Em quem temos confiado?


Na era da ansiedade, por mais contraditório que seja, cansamos de ouvir frases do tipo “vai dar tudo certo” ou “não se preocupe, tudo ficará bem”. Esse otimismo que nasce como meio de fuga, como alternativa para escapar das dificuldades que enfrentamos todos os dias, questiona em que temos acreditado, ou melhor, em que, em quem ou no que temos depositado nossa confiança, a nossa fé.


“Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8: 28). Afirmamos crer na palavra de Deus e nessa promessa, mas perdemos a conta das vezes que não confiamos nEle, das vezes que achamos que podemos resolver tudo sozinhos e acreditamos mais em nossa força. Basta um problema familiar, uma desavença no trabalho, uma discussão no relacionamento para que esqueçamos quem está à frente das nossas lutas e quem guerreia por nós.


As dificuldades, os desânimos, os sofrimentos, as dores… todas as tribulações são necessárias para que possamos enxergar o quanto somos fracos e dependentes do favor de Deus. Jesus não nos disse que seria fácil viver, pelo contrário, Ele afirmou que, no mundo, teríamos aflições e nos encorajou a ter ânimo.


Num contexto de vida tão imediatista, em que as coisas são pra ontem e o tempo não passa, voa, vivemos inquietos por tudo: uma resposta de emprego, de boas oportunidades, de pedidos de cura e das mais diversas mudanças e transformações. Lembramos, então, de mais um “mandamento”: “Não andeis ansiosos por cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. (Filipenses 4: 6). Mais uma vez, somos confrontados em relação a nossa conduta de cristão que confia que tem fé e que acredita no Deus que serve.


Confiança requer entrega, é sinônimo de amor; o mesmo amor que Jesus demonstrou por nós quando se entregou na cruz para salvar a mim, a você.

            Crentes de que “… os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8: 18), precisamos entregar nossos planos, projetos, problemas, angústias… enfim, entregar nosso viver nas mãos do Deus que, desde a eternidade, está no controle e que é fiel para cumprir as promessas que nos fez.

           Confie. Confiemos mais no poder de Deus para agir em nossas vidas, curar nossas falhas e tratar nossas fraquezas. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” (Salmo 37: 5).


Na paz...


Nenhum comentário:

Postar um comentário