terça-feira, 16 de outubro de 2012

O SÁBIO E O LOUCO: A MENSAGEM DE PROVÉRBIOS

Provérbios é um livro destinado a quem deseja ser sábio nas coisas mais práticas e básicas da vida. É um livro para quem deseja ser sábio, e não “esperto”. 

Ser esperto, dentro de nossa cultura, é o mesmo que ser “malandro”, alguém que deseja ter vantagem em tudo, sempre sair ganhando, seja em um campeonato internacional, seja no trânsito, seja no “par-ou-ímpar”. O esperto é aquele que utilizará todas as formas de trapaça à sua disposição para chegar em seu objetivo final: sempre ser o melhor e ganhar.

O sábio não é assim. O sábio, além de muito mais inteligente do que o esperto, é aquele que cresce em sabedoria a cada dia. Ele busca sabedoria não na malandragem social, mas nos conselhos de alguém mais sábio do que ele. Por isso, todas as suas decisões (ou, pelo menos, quase todas) têm um resultado bom. O esperto, por outro lado, vive dando com a cara na parede.

Os Provérbios de Salomão, livro pouco conhecido pela maioria dos novos convertidos, tratam dos problemas cotidianos. Trata de como alguém temente a Deus resolve seus problemas do dia-a-dia. Sabe aqueles problemas, tribulações e tentações que nos são comuns? Pois bem, Provérbios nos ensina como resolver tais problemas na prática

O livro de Provérbios fala sobre como nos comportamos nos negócios, sobre como nos controlamos nos momentos de ira, como resolvemos conflitos familiares, como termos boas maneiras, como agirmos com bom senso, etc. Ou seja, são conselhos de Deus para quem deseja agir com sabedoria, humildade, paciência e ser conhecido como uma pessoa sábia em tudo o que faz.

O início do livro traz o resumo dele todo: 

O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1.7).

Provérbios começa como um conselho de um pai para seu filho (1.8-10). Ele continua, ainda no capítulo um, com conselhos de resistência contra a sedução dos “espertos”, ou seja, aqueles que não andam no conselho do Senhor. Veja os versos 10 a 19:

1.10  Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.1.11   Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes;1.12   traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova;1.13   acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa;1.14   lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa.1.15   Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;1.16   porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue.1.17   Pois debalde se estende a rede à vista de qualquer ave.1.18   Estes se emboscam contra o seu próprio sangue e a sua própria vida espreitam.1.19   Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.

Ou seja, Salomão preocupa-se em aconselhar seu filho a resistir! Resistir é chave para quem deseja ser sábio. Sem resistência não há crescimento nem sabedoria. Vejamos por que:

(análise dos versos 11-15: enriquecimento ilícito; 16-19: a ganância leva ao ódio e ao assassinato)

Mas, antes de declarar seus conselhos para seu filho, Salomão resume o que ele pensava sobre a sabedoria. Mais uma vez:

O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1.7).

A palavra princípio em hebraico é a palavra reshith, palavra cuja raíz também se encontra na primeira palavra da Bíblia e está relacionada ao início dos céus e da terra. A reshith (princípio) da sabedoria é o temor do Senhor.

Tudo tem um início! Para que você tenha sucesso na vida, na família, no esporte, nos estudos, enfim, você precisa dar o primeiro passo. Sem dar o primeiro passo, você nunca chegará em lugar nenhum. Para que você seja uma pessoa sábia, você também precisa dar um primeiro passo, e esse primeiro passo é temer ao Senhor!

O que significa “temer ao Senhor”?

Temer não significa ter medo. Temer não significa agir por obrigação. Temer significa reconhecer a autoridade, soberania, a grandeza do Senhor e reconhecer o quão pequeninos somos perante Ele. Temê-lo significa respeitá-lo, amá-lo. Só pode temer ao Senhor aquele que um dia já se arrependeu de seus pecados e entregou-se a Cristo.

A pessoa que teme ao Senhor é alguém que lê as Escrituras regularmente, que ora constantemente e que separa momentos especiais para isso. Aquele que teme ao Senhor é alguém conhecido por sua vida devocional. É alguém que não consegue viver sem Deus, longe de Deus.

Quando você passa a ser uma pessoa que teme a Deus, ou seja, que O considera e respeita antes de fazer qualquer coisa, você é uma pessoa que será sábia. Essa atitude piedosa é o início da vida de um sábio. Mas, o que é a sabedoria? Veja o que o próprio livro de Provérbios diz sobre ela no capítulo 8:

22  O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. 23  Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. 24  Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. 25  Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. 26  Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27  Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; 28 quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; 29 quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; 30  então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; 31  regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. 32  Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. 33  Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. 34  Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. 35  Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor. 36 Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.

O homem que não teme a Deus nunca será um homem sábio. Ele nunca saberá resolver seus problemas da melhor maneira. Ele nunca saberá como se controlar, como resolver conflitos, como agir com bom senso, como fugir do adultério, etc...

Como você tem conduzido sua vida? Você tem temor do Senhor? Você tem buscado conhecer a vontade de Deus antes de conhecer o que é melhor pra você? Você tem buscado primeiro o conselho dos amigos ou o conselho do Senhor? Quem conduz a sua vida? Como você conduz sua família? Como você conduz sua empresa, seus negócios? Como você controla o dinheiro que tem? Se você não temer ao Senhor e buscar conhecer a vontade dEle antes de tudo, você só tomará decisões erradas.

É assim que você está levando sua vida, com uma decisão errada atrás da outra? Sabe como você poderá começar a tomar boas decisões? Começando a temer ao Senhor em sua vida!

Voltando ao texto que resume todo este livro:

O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1.7).

Ele termina dizendo que os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. O que significa isso? Significa que o fato de você não temer ao Senhor é a razão de sua falta de sabedoria para tudo na vida!

“Loucos” neste verso não diz respeito à alguém com psicopatia. Não se trata de pessoas enfermas em suas almas. “Loucos” aqui designa apenas as pessoas que estão fora de si, que não sabem que estão destruindo suas vidas com suas atitudes. São pessoas saudáveis fisica e psicologicamente, mas que agem como se fossem doentes. Por quê? Por que não temem a Deus! Não temer a Deus é a maior loucura de todas! Muito mais “louco” do que qualquer pessoa internada com doenças psicológicas, são as pessoas “sãs” psicologicamente, mas que vivem sem temer ao Senhor.

Ou seja, se você não teme ao Senhor, não o ama, não lê Sua Palavra, não ora, VOCÊ É LOUCO! LOUCO!!! Não há outra palavra para designar você. E a característica mais marcante do louco é esta: ele despreza o ensino!

CONCLUSÃO

Por isso, se você deseja ser alguém sábio, não despreze o ensino, não despreze a oração, não despreze o temor e o respeito ao Senhor antes de tudo. Lembre-se de que ele vê você em tudo o que você faz. Ele sabe de todos os seus problemas. Ele sabe de todas as suas dúvidas e medos. E Ele tem uma solução para tudo! Sua sabedoria é infinita. Ele consegue ver uma saída onde ninguém mais vê. Ele é o Deus dos impossíveis, Ele é o Deus cuja sabedoria criou você e a mim, além de todo o universo no qual vivemos.

Veja o quanto Ele ama você: ele decidiu dar a você a sabedoria dEle. Ele decidiu chamar você para ser um aprendiz de ninguém menos do que Ele. Ele quer que você seja sábio como Ele é. Obviamente, nunca chegaremos aos pés dEle! Mas só de termos nossa mente transformada a fim de podermos receber os conselhos dEle para a vida, que maravilha!

Isso é muito amor. O fim dos sábios será eles morarem todos juntos, nos céus. O fim dos “espertos”, loucos, será morarem juntos todos no inferno, curtindo uma tristeza e sofrimento sem fim. Se você deseja ser sábio, leia este livro! Faça de Provérbios, mais um destes livros práticos que desejam lhe orientar em todas as situações de sua vida.

O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino (Pv 1.7).

Por Wilson Porte Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário