sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Iraque sobe nove posições na lista dos países mais perigosos para cristãos



IRAQUE (8º) - Iraque salta de 17º para o 8º na lista deste ano na Classificação de países por perseguição (World Watch List, em inglês) da Portas Abertas, mas a Coreia do Norte continua no topo do ranking.


O Iraque subiu nove pontos na Classificação, saindo do 17º para o 8º lugar, na lista que informa com base na perseguição aos cristãos. O país sofreu o seu pior ano da perseguição aos cristãos desde a invasão de 2003 liderada pelos Estados Unidos.


A ofensiva de ataques no Iraque começou com o massacre da igreja de Bagdá em 31 de outubro, que matou 58 pessoas. O devastador ataque foi seguido por implacáveis bombardeios e tiroteios contra os cristãos em todo o Iraque, incluindo os incidentes em que os militantes invadiram casas cristãs e mataram pessoas. Uma série de dez bombas explodiu em casas de famílias cristãs em Bagdá em 30 de dezembro, matando duas pessoas e ferindo mais de uma dúzia.

Pelo menos 90 cristãos foram mortos no ano passado no Iraque, enquanto outras centenas ficaram feridos em ataques com bombas e armas, de acordo com a Portas Abertas.

Oito dos dez países mais perigosos para os cristãos são de maioria muçulmana.

"Em 55 anos trabalhando com os cristãos perseguidos, tentamos sempre responder a apenas uma pergunta - o que eles (cristãos perseguidos) precisam? A razão para fazermos a Classificação é uma resposta a esta pergunta. Queremos tornar o mundo mais consciente acerca do que está acontecendo em seu país", disse Carl Moeller, presidente / CEO da Portas Abertas Estados Unidos.

A lista anual, compilada pelo Departamento de Pesquisa da Portas Abertas Internacional, ajuda os cristãos a direcionar as suas orações. É também uma poderosa ferramenta para ajudar governos e organismos de políticas públicas a entender a perseguição aos cristãos ao redor do mundo.
A lista foi usada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, da Comissão sobre Liberdade Religiosa Internacional, e da União Europeia, segundo Moeller.
O relatório afirma que a perseguição aumentou em sete dos dez países no topo da lista, embora que em alguns casos a classificação dos países não tenha se alterado. O Afeganistão subiu de 6º para o 3º e o Uzbequistão, de 10º para o 9º.

Apesar de não fazer a lista dos dez melhores, a Portas Abertas destaca o Paquistão em seu relatório, observando que ele saltou de 14º para 11º neste ano.

A comunista Coreia do Norte, por sua vez, liderou a lista pelo nono ano consecutivo.
A Classificação de países por perseguição é baseada em um extenso questionário enviado pelos cotrabalhadores da Portas Abertas, líderes de igrejas e especialistas reconhecidos em 77 sociedades. O questionário analisa todos os aspectos de perseguição, incluindo o grau de restrição legal, as atitudes do Estado, como a igreja é livre de se organizar, assim como incidentes de perseguição, como igrejas queimadas, os motins anticristãos e até mesmo o martírio.


Lista dos dez países mais perseguidores:

1. Coreia do Norte

2. Irã

3. Afeganistão

4. Arábia saudita

5. Somália

6. Maldivas

7. Iêmen

8. Iraque

9. Uzbequistão

10. Laos


Oremos por nossos irmãos que estão nesses paises para que Deus os livre de todo mal renovando sua fé e esperança.

Fonte: http://www.portasabertas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário