quarta-feira, 13 de junho de 2012

HUMILDADE: O SEGREDO DA FELICIDADE





...Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,  2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.  3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. 4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.  5Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;  7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.  9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,  10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,  11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai...”



Comentário Devocional de Filipenses 2.1-11

Por Wilson Porte Jr.

Paulo, o autor da carta aos Filipenses, após escrever sobre seu amor e suas orações por aqueles homens e mulheres da igreja na cidade de Filipos, após ter falado sobre suas lutas na prisão e sobre como ele e os filipenses deveriam pensar sobre a vida e sobre a morte, começa um assunto muito importante. Paulo escreve sobre a humildade! Segundo ele, a humildade é o segredo para a verdadeira felicidade (e o orgulho o primeiro passo para o abismo). Vejamos, verso a verso, como Paulo desenvolve sua visão sobre a "humildade".

v.1-2 – Paulo começa exortando os filipenses que eles deveriam ser uma família, vivendo em amor, afeto e misericórdia de um para com o outro. Isso traria grande alegria para Paulo (v.2a).

v.3-4 – Não podemos viver pensando só ‘na gente’! Não podemos nos considerar mais importante que os outros, mas sermos humildes. Devemos sempre considerar os outros (o bem estar dos outros) mais importantes do que nós mesmos. Alguns podem pensar que ser humilde significa ser fraco, ser tolo. Alguns acham que se humilhar é feio, é errado. Se for um erro ser humilde, ou mesmo se humilhar, só para ver nosso próximo bem, ENTÃO, o próprio Deus já errou. Vejamos:

v.5 – Devemos ter o mesmo sentimento que Cristo, devemos agir sempre como ele. Mas como ele agiu?

v.6-8 – Deus se humilhou. Deus deixou sua glória onde era servido para vir a terra servir a homens pecadores. Deus se humilhou quando deixou os anjos que se dobravam a Seus pés para, Ele mesmo, se dobrar e lavar os pés de seus discípulos. Deus se humilhou quando na cruz permitiu que os homens cuspissem nele, batessem nele, o crucificassem sem que ele abrisse a boca. Deus se humilhou e foi graças a essa humilhação que nós hoje somos salvos do inferno. Se é errado se humilhar, então Deus errou. Agora se Deus fez isso por que queria o nosso bem (salvação), então devemos imitar a Deus e nos humilharmos muitas vezes para vermos os outros bem também. Talvez, nem sempre seja necessária uma HUMILHAÇÃO, mas, sem dúvida nenhuma, SEMPRE será necessário HUMILDADE.

v.9-11 – Após dizer o que Cristo (o Deus-Filho) passou por nós, toda sua humilhação e humildade, Paulo conta para os filipenses sobre o que Deus fez com Ele: Deus o exaltou! E lhe deu um nome que está acima de todo nome e, um dia, todo joelho se dobrará diante desse nome.

É como nos diz Jesus em Lc 14:11 “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”.

E isso não valeu só para Cristo, mas vale para todos nós. Se queremos encontrar o segredo da felicidade que há em Deus e em Cristo Jesus, é necessário que aprendamos a ser humildes como Ele é. Que Deus nos ajude!

Amém!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário